Cream cheese no sushi: de onde vem essa combinação?

O cream cheese no sushi é quase uma unanimidade. Dizemos quase, porque o ingrediente não faz parte da culinária japonesa tradicional, embora seja essencial em um dos pratos mais populares nos restaurantes: o hot roll.

O sushi frito, que leva salmão, cream cheese e farinha panko, faz sucesso entre os brasileiros, mas não é o único prato que conta com esse tipo de queijo. Mas, você sabe de onde vem essa combinação?

 

Cream cheese no sushi reflete influência ocidental

A história, na verdade, começa nos Estados Unidos – sim, não foi um brasileiro que inventou isso! –, quando uma chef decidiu incorporar cream cheese aos pratos para driblar a resistência dos americanos aos sabores da culinária japonesa. Os ingredientes ainda eram pouco conhecidos por eles e o “toque final” foi utilizado como um elemento de conexão.

E funcionou. A ideia foi bem aceita e, com o passar dos anos, o ingrediente se tornou popular e essencial em alguns preparos.

No Brasil, o cream cheese caiu no gosto popular e hoje é um dos ingredientes mais usados em restaurantes japoneses. E não é para menos: sua textura cremosa e o sabor suave contrastam bem com o frescor do peixe cru e/ou com a crocância do hot roll, criando uma combinação irresistível.

LEIA MAIS: Por que a culinária japonesa atrai tanto os brasileiros?

 

Adaptações e ingredientes não tradicionais: além do cream cheese

A gastronomia está em constante evolução, até mesmo as cozinhas mais tradicionais. Do sushi com shimeji aos preparos com queijos e trufas, a culinária japonesa, por exemplo, tem se reinventado ao longo dos anos, surpreendendo até os paladares mais exigentes em todo o mundo.

No Brasil, embora o cream cheese no sushi seja quase obrigatório, outros ingredientes que não fazem parte da culinária tradicional japonesa conquistaram espaço nos cardápios. Entre eles:

  • Molho tarê – feito com shoyu, açúcar e saquê, esse molho adocicado é muito popular no Brasil, mas incomum no Japão.
  • Chips e crispys – algumas versões mais modernas de sushi incluem coberturas crocantes, feitas de couve, cebola e batata, para dar um toque extra de textura e sabor.
  • Frutas – para dar um toque tropical nos preparos, alguns restaurantes oferecem sushis e temakis com manga, morango e kiwi.
  • Maionese e molhos cremosos – além do cream cheese, alguns sushis também contam com maionese temperada e outros molhos cremosos.

Esses são apenas alguns exemplos de ingredientes que ultrapassaram a fronteira e os limites da culinária tradicional. No fim do dia, o importante é apreciar os sabores e a experiência gastronômica que cada combinação proporciona.

No Djapa, você encontra opções para todos os gostos – e o cream cheese no sushi está garantido.

LEIA TAMBÉM: Uramaki: um sushi invertido para você se deliciar! 

 

Onde encontrar o melhor da culinária japonesa?

No Djapa você encontra os melhores pratos de São Paulo. Eleito um dos melhores rodízios de comida japonesa pela revista Veja Comer & Beber São Paulo 2018/2019, o restaurante Djapa oferece um sistema inovador de rodízio com pratos tipicamente orientais, incluindo ostras, camarão, lula, entre outros.

O Djapa nasceu em 2004, na cidade de Arujá, região metropolitana de São Paulo. Anos depois, inaugurou sua segunda unidade, em Mogi das Cruzes (SP), e em 2014 chegou à capital paulista, com a casa de Moema, zona sul de São Paulo.

Com ambiente aconchegante e uma equipe sempre empenhada em atender bem, o Djapa funciona diariamente, no almoço e no jantar, com cardápio tradicional completo, menu executivo e vegetariano.

Além do reconhecimento da revista Veja, o Djapa foi escolhido como o restaurante japonês número 1 de São Paulo pelas avaliações do site TripAdvisor e ganhou o prêmio de melhor rodízio de comida japonesa da capital paulista pela revista Go Where Gastronomia e pela rádio Jovem Pan em 2019 e 2023.

 

Se preferir, faça seu pedido pelo delivery!

As unidades Moema, Mogi e Arujá do Djapa atendem você pelo Biz Food! Para fazer seu pedido no Djapa Mogi, clique aqui.

Se você está mais perto da unidade Moema, clique aqui.

E para pedir os pratos do Djapa Arujá, clique aqui.

Você também pode fazer seu pedido pelo aplicativo iFood, escolhendo pratos das unidades Moema e Mogi.

Outra opção é pedir pelo telefone e retirar diretamente no restaurante, em horário agendado e com toda segurança. Contate-nos: 11 4726-8773 e 4726-5997 (Djapa Mogi) e 11 2691-2003 e 11 2691-2004 (Djapa Moema).

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *