Bolinho de bacalhau no restaurante japonês? Temos
Você sabia que a primeira receita oficial do bolinho de bacalhau como conhecemos hoje surgiu em 1904? Um oficial do exército português descreveu, pela primeira vez, o prato em um livro, chamado “Tratado de Cozinha e Copa”, sem nem ao menos imaginar o sucesso que ele faria anos mais tarde.
Ainda que a iguaria tenha sido uma das candidatas finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, não se sabe ao certo de qual região do país ela veio. O bolinho, aliás, se tornou uma especialidade também no Mediterrâneo, influenciando a culinária de países como Itália, Espanha, França e Angola, e é cobiçado em todo o mundo.
Não à toa, o prato foi incluído no cardápio de restaurantes renomados e de diferentes culturas.
E por falar em restaurante, você sabia que o Djapa conta com uma porção exclusiva de bolinho de bacalhau? Com oito unidades, ela é servida quentinha e democrática: é difícil passar batido por ela!
Por que bolinho de bacalhau?
Seja no almoço, na janta ou como um petisco, o bolinho de bacalhau está presente em todo lugar: bares, restaurantes, pastelarias e muito mais. Feito à base de peixe e batata, a iguaria revolucionou a relação das pessoas com a comida e democratizou o acesso a este tipo de peixe, que é rico em nutrientes.
Aliás, é importante notar – e destacar – que não existe um animal chamado bacalhau. Este é o nome dado a espécies específicas, como Gadus morhua, Gadus macrocephalus e Gadus oga, que passam por um processo de salga e secura.
Benefícios do bacalhau
Todas as espécies são consideradas magras, além de serem ricas em ômega 3 e em vitaminas A, D, E, B6 e B12. Além disso, o bacalhau é reconhecido por ser um alimento com baixo valor calórico e uma excelente fonte de magnésio, fósforo, cálcio e sódio.
Se preparado da forma correta, ele consegue manter os nutrientes e garantir inúmeros benefícios para a saúde, sendo um grande aliado para quem deseja diminuir o colesterol ruim (LDL) e fortalecer o sistema imunológico.
Além disso, os ácidos graxos presentes no alimento ajudam a reduzir sintomas de estresse e ansiedade e mantém a saúde cardiovascular em dia.
Apesar das vantagens, o alimento tem altos níveis de sódio. Isso significa que hipertensos precisam ter cuidado extra ao consumir bacalhau – e ter bastante cuidado no processo de dessalgar o alimento.
LEIA MAIS: 10 entradas no Djapa para você escolher
Onde saborear um bom bolinho de bacalhau em São Paulo?
Nada melhor do que comer uma porção de bolinho de bacalhau quentinha e para lá de saborosa, não é mesmo? No Djapa você encontra isso e muito mais no cardápio, preparado especialmente para agradar a todos.
Eleito um dos melhores rodízios de comida japonesa pela revista Veja Comer & Beber São Paulo 2018/2019, o restaurante Djapa oferece um sistema inovador de rodízio com pratos tipicamente orientais, incluindo ostras, camarão, lula, entre outros.
O Djapa nasceu em 2004, na cidade de Arujá, região metropolitana de São Paulo. Anos depois, inaugurou sua segunda unidade, em Mogi das Cruzes (SP), e em 2014 chegou à capital paulista, com a casa de Moema, zona sul de São Paulo.
Com ambiente aconchegante e uma equipe sempre empenhada em atender bem, o Djapa funciona diariamente, no almoço e no jantar, com cardápio tradicional completo, menu executivo e vegetariano.
Além do reconhecimento da revista Veja, o Djapa foi escolhido como o restaurante japonês número 1 de São Paulo pelas avaliações do site TripAdvisor e ganhou o prêmio de melhor rodízio de comida japonesa da capital paulista pela revista Go Where Gastronomia e pela rádio Jovem Pan em 2019.
Se preferir, faça seu pedido pelo delivery!
As unidades Moema, Mogi e Arujá do Djapa atendem você pelo Biz Food! Para fazer seu pedido no Djapa Mogi, clique aqui.
Se você está mais perto da unidade Moema, clique aqui.
E para pedir os pratos do Djapa Arujá, clique aqui.
Você também pode fazer seu pedido pelo aplicativo iFood, escolhendo pratos das unidades Moema e Mogi.
Outra opção é pedir pelo telefone e retirar diretamente no restaurante, em horário agendado e com toda segurança. Contate-nos: 11 4726-8773 e 4726-5997 (Djapa Mogi) e 11 2691-2003 e 11 2691-2004 (Djapa Moema).
0 comentários