Poke de atum, de salmão ou vegetariano: qual sua escolha?
Sucesso em todo o mundo, o poke tem se consolidado no paladar do brasileiro como uma refeição completa, fresca e saudável. De origem havaiana, o prato possui características marcantes e combina muito bem com o clima local – especialmente no verão.
Com uma base de arroz (gohan) ou salada, o prato é servido em tigelas (bowls) e temperado com shoyu – uma referência importante à culinária japonesa.
Mas o diferencial está na capacidade de personalização, já que é possível adicionar e combinar ingredientes de acordo com a sua preferência. Os toppings, como são conhecidos os acompanhamentos, podem incluir frutas, kani, legumes e um crocante, que pode ser castanha, edamame ou, ainda, chips de batata ou de banana.
Origem do poke
Com origem no Havaii, o poke é feito à base de atum-albacora-havaiano (também conhecido como atum ahi). No dialeto local, a palavra poke significa “cortar” ou “fatiar”, em uma representação clara à forma em que os peixes são consumidos.
Tradicional nas casas dos moradores locais, o prato é facilmente encontrado pronto nas gôndolas de supermercados havaianos, mas ganhou destaque mesmo quando chegou à Califórnia, que apresentou a iguaria ao mundo. Com ou sem arroz (gohan), o frescor, a praticidade e o sabor certamente fizeram com que o prato se tornasse uma tendência em todo o mundo.
No Brasil, por exemplo, a iguaria passou a integrar o menu de restaurantes japoneses, que oferecem uma experiência única e combinam bem a tradição japonesa com a inovação do poke.
LEIA MAIS: Bentô: a versão japonesa da nossa famosa marmita
Poke x comida japonesa
Embora tenha origem havaiana, o poke traz técnicas da culinária japonesa. O uso do gohan, o consumo do peixe cru, o corte em cubos e a combinação de sabores e molhos, por exemplo, remetem à pratos típicos, como temaki e sashimi. A preocupação em criar uma explosão de sabores também une as duas culturas.
Para levar a seus clientes pratos cada vez mais inovadores e saborosos, o Djapa aderiu recentemente à proposta. Agora, é possível consumir poke de salmão, poke de atum ou poke vegetariano durante o rodízio – ou ainda, pedir para viagem.
E opções não faltam. Com uma ampla gama de ingredientes frescos, os clientes podem personalizar o prato conforme suas preferências. De um lado, estão as proteínas, que incluem salmão, atum, camarão, shimeji e tofu grelhado; do outro, os toppings, que consistem em manga, kani, cenoura, sunomono, edamame e bifun.
É possível, ainda, escolher entre gohan, yakimeshi, shari ou mix de folhas para uma base perfeita e adicionar crispy de couve, crispy de batata doce, cebolinha, nori ou raspas de limão para finalizar.
Além de ser um prato delicioso, o poke é uma explosão de cores, sabores e nutrientes, que tornam a experiência visualmente apetitosa, sem deixar de lado o equilíbrio e a saúde.
LEIA TAMBÉM: Você já conhece o kit delivery do Djapa?
Onde saborear um bom poke?
No Djapa você encontra o melhor poke do país. Eleito um dos melhores rodízios de comida japonesa pela revista Veja Comer & Beber São Paulo 2018/2019, o restaurante Djapa oferece um sistema inovador de rodízio com pratos tipicamente orientais, incluindo ostras, camarão, lula, entre outros.
O Djapa nasceu em 2004, na cidade de Arujá, região metropolitana de São Paulo. Anos depois, inaugurou sua segunda unidade, em Mogi das Cruzes (SP), e em 2014 chegou à capital paulista, com a casa de Moema, zona sul de São Paulo.
Com ambiente aconchegante e uma equipe sempre empenhada em atender bem, o Djapa funciona diariamente, no almoço e no jantar, com cardápio tradicional completo, menu executivo e vegetariano.
Além do reconhecimento da revista Veja, o Djapa foi escolhido como o restaurante japonês número 1 de São Paulo pelas avaliações do site TripAdvisor e ganhou o prêmio de melhor rodízio de comida japonesa da capital paulista pela revista Go Where Gastronomia e pela rádio Jovem Pan em 2019 e 2023.
Se preferir, faça seu pedido pelo delivery!
As unidades Moema, Mogi e Arujá do Djapa atendem você pelo Biz Food! Para fazer seu pedido no Djapa Mogi, clique aqui.
Se você está mais perto da unidade Moema, clique aqui.
E para pedir os pratos do Djapa Arujá, clique aqui.
Você também pode fazer seu pedido pelo aplicativo iFood, escolhendo pratos das unidades Moema e Mogi.
Outra opção é pedir pelo telefone e retirar diretamente no restaurante, em horário agendado e com toda segurança. Contate-nos: 11 4726-8773 e 4726-5997 (Djapa Mogi) e 11 2691-2003 e 11 2691-2004 (Djapa Moema).
0 comentários